Livro homenageia Eduardo Guardia e reúne análises sobre economia e reformas no Brasil

Com lançamento marcado para o dia 9 de abril, às 19h, na Livraria Travessa do Shopping Iguatemi, em São Paulo, a obra Estado, economia, desafios fiscais e reformas estruturais no Brasil — Textos em homenagem a Eduardo Guardia chega às livrarias pelo selo História Real da editora Intrínseca. O livro reúne 22 artigos inéditos escritos por 32 autores que resgatam a trajetória pessoal e profissional de Eduardo Guardia, além de refletirem sobre as transformações nas políticas públicas e econômicas do país nas últimas décadas.

Falecido em 2022, aos 56 anos, Guardia deixou um importante legado tanto no setor público quanto no privado. Economista de formação, teve atuação destacada na formulação de políticas econômicas voltadas à responsabilidade fiscal, sendo peça-chave em momentos como a negociação das dívidas de estados e municípios durante a implementação do Plano Real e, mais tarde, como ministro da Fazenda no governo Michel Temer.

Organizado por Ana Carla Abrão, Ana Paula Vescovi e Pedro Malan, o livro presta homenagem ao gestor e professor que marcou gerações de economistas e servidores públicos. Como destaca a jornalista Miriam Leitão em comentário presente na obra, “Guardia era um economista sólido, preparado para pensar políticas públicas — o que era o seu forte. Nunca alterava a voz. Se a pergunta fosse difícil, ou embutisse crítica à gestão, dava a sua visão. Foi uma sorte contar com uma autoridade que respeitava opiniões divergentes”.

O livro conta ainda com depoimentos de nomes consagrados da economia, como Edmar Bacha, Pérsio Arida, Gustavo Franco, Armínio Fraga e Elena Landau. Os autores abordam temas como a atuação de Guardia na recuperação da Eletrobras, a articulação para a implementação da Lei das Estatais e sua liderança como secretário-executivo e ministro da Fazenda.

Além dos artigos, a coletânea inclui a transcrição de uma entrevista concedida por Guardia ao programa Roda Viva, da TV Cultura. Na apresentação da obra, Ana Paula Vescovi destaca que a entrevista “mostra um profissional maduro, um ministro capaz de conciliar a visão do técnico, que aprendeu na dureza das crises, a visão do executivo, que liderou transformações, e a visão do ministro de Estado, que soube conciliar a política do que é viável com o que é correto”.

A publicação é, acima de tudo, uma celebração à memória de Eduardo Guardia — carinhosamente chamado de “Edu” por colegas e amigos — e uma leitura essencial para quem busca compreender os desafios e caminhos da economia brasileira.

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga a Le Ferrarez no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

leferrarez


Eu sou a Le Ferrarez. Viciada em música, amante de cinema, consumidora da cultura sertaneja e apaixonada pelo mundo geek. Série preferida: Friends Saga preferida: Star Wars Bandas preferidas: Imagine Dragons e RBD